Serviços de Ancoragem Predial – SAP

Nova Vetor trabalha com ponto de ancoragem de fabricação própria. Desenvolvido sob as exigências das NR18, NR35 e NBR 16325-1,

O que é Serviço de Ancoragem Predial – SAP?

A segurança laboral está cada vez mais fortalecida junto às Normas Regulamentadoras (NR). Ela está sendo regularmente revisada e isso tem trazido inúmeros benefícios sociais e, principalmente, para a Construção Civil onde o número de afastamentos e incapacitações são expressivos.
Portarias como nº 318 e nº 1.113 das Normas Regulamentadoras NR 18 e NR 35 do Ministério do Trabalho e Previdência Social e da NBR 16325 corroboram neste sentido.

A Portaria Nº 157, de 10 de abril de 2006 determina que todas as edificações com altura igual ou superior a 12m, a partir do nível térreo, devem possuir dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos e de cabos de segurança para o uso de SPIQ, a serem utilizados nos serviços de limpeza, manutenção e restauração de fachadas. Não é permitido realizar qualquer serviço que onde o trabalhador esteja sujeito ao risco de queda em altura sem um Sistema de Ancoragem Predial (SAP).

SAP é um conjunto de pontos de ancoragem certificados instalados em locais seguros, destinados a permitir a fixação de equipamentos e o deslocamento de pessoas (ou equipamentos mecânicos) com o objetivo principal de garantir a segurança para os trabalhadores da construção ou que venham a atuar nos serviços de limpeza, manutenção e restauração de fachadas. A instalação de pontos de ancoragem pode, e deve, ser executada tanto em edificações novas quanto em estruturas mais antigas.

Ponto de Ancoragem

A Nova Vetor trabalha com ponto de ancoragem de fabricação própria. Desenvolvido sob as exigências das NR18, NR35 e NBR 16325-1, o nosso dispositivo de ancoragem predial possui certificações e as informações exigidas na PORTARIA Nº 3.733, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2020 – INDICAÇÕES NOS DISPOSITIVOS DE ANCORAGEM:

a) razão social do fabricante e o seu CNPJ; b) modelo ou código do produto; c) número de fabricação/série; d) material do qual é constituído; e) indicação da carga; f) número máximo de trabalhadores conectados simultaneamente ou força máxima aplicável; g) pictograma indicando que o usuário deve ler as informações fornecidas pelo fabricante.

Conheça um pouco do Processo de instalação do Sistema de Ancoragem Predial – SAP.

Fazemos a instalação dos pontos tipo A1, de fabricação própria com certificações. Nossa empresa é credenciada junto ao CREA. Equipe de instalação formada por profissionais treinados e certificados NR35.

Após todos os testes, é emitido laudo técnico acompanhado de ART. A emissão da ART é feita pelo engenheiro responsável técnico da Nova Vetor, registrado junto ao CREA.

Teste de arrancamento de SAP

Após a instalação dos pontos de ancoragem é obrigatório a realização de testes em cada ponto instalado. Neste caso, o teste de arrancamento estático é o indicado. Cada ponto deverá ser submetido a suportar a carga de 1.500 kgf, conforme determinação da NR18 e NR35.

A execução destes testes deve ser feita por profissionais qualificados. É feito com equipamento hidráulico (dinamômetro) aferido e certificado em laboratório. Os dados colhidos no teste de arrancamento estático são registrados e apresentados em laudo técnico e laudo fotográfico.

A inspeção periódica do sistema da ancoragem com o teste de arrancamento deve ser efetuada de acordo com o procedimento operacional, considerando o projeto do sistema de ancoragem e o de montagem, respeitando as instruções do fabricante e as normas regulamentadoras e técnicas aplicáveis, com periodicidade não superior a 12 meses. Mantenha em dia a segurança de sua edificação. Ligue e agende uma visita.